quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Quarto poder

Sobre a questão do quarto poder: os teóricos não expoem a mídia como quarto poder em um nível que concorra com o ministério público, por exemplo.
O papel da mídia como quarto poder, inicialmente, foi visto como contraponto aos poderes estabelecidos no Estado - o que deveria incluir o próprio MP. Era o papel de cão de guarda de democracia, fiscalizando todos os atos dos poderes públicos. Algo como quer sugerir o slogan do próprio JH.
No entanto, hoje em dia gente como Thompson analisa a mídia como quarto poder por ser a instituição paradigmática do poder simbólico, que existe ao lado do poder coercitivo, do poder político e do poder econômico. Por isso, o poder de um homem como Silvio Berlusconi é imenso - ele concentra, atualmente, o fóco de todos esses poderes na Itália, como primeiro ministro e proprietário de rede de comunicação.

Um comentário:

Unknown disse...

O deputado estadual Wober Júnior (PPS), disse que fará oposição atenta e vigilante à administração da futura prefeita Micarla de Sousa...

Maaasss...o único vereador eleito pela sua legenda, Heráclito Noé, já mantém conversas com emissários da prefeita-eleita...e pode vir a ser, inclusive, um dos nomes do seu secretariado...

Em troca, o voto do vereador-delegado à reeleição de Dickson Nasser para presidente da Câmara.
(http://tribunadonorte.com.br/coluna2028.html) CAÇADOR ISSO É ROGERIO JÁ COBRANDO A FATURA!