segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Sobre a verticalização

Gustavo, não quis parecer desinformado. Sei da decisão. Mas me parece que todo mundo ainda pensa em verticalização porque ela pode voltar de alguma maneira. Só estará certo isso no fim de 2009 e início de 2010.
De todo modo, é cedo para definir as alianças em 2010. Se o PMDB, nacionalmente, se aliar ao PT, acho difícil Garibaldi se aventurar num vôo com os demos. Aliás, até Rosalba, dizem, quer se aproveitar de uma brecha a ser aberta por Henrique no ano que vem, para trocar as hostes demoníacas e aterrisar no pátio bacurau. Afinal, ela não quer ser candidata a governo longe de Lula.
Se a verticalização voltar, como parecem esperar muitos, a argumentação abaixo se mantém válida. Se não, algumas coisas mudam, mas não muitas.
Lula mirou José Agripino. Por isso é virtualmente impossível algum político próximo ao presidente (os petistas, vilmistas e bacurais) se arriscarem ao vôo com Jajá.
Ainda tem uma outra coisa nessa disputa de 2010. A imprensa teima por considerar que Carlos Eduardo já morreu politicamente, ainda não tendo terminado seu mandato. Esquecem que, a depender da pesquisa, ele ainda é líder na intenção de votos para 2010, batendo ou brigando, voto a voto, com Rosalba. Dependendo do caminho a ser tomado em 2009, Carlos Eduardo ainda será bom para briga pelo governo em 2010. Querem reduzí-lo a uma vaga na Câmara, mas acho que o prefeito pavimentou um bom caminho até a governadoria. Para o apoio de Vilma, atravessam seu caminho Iberê e Robinson. Mas como Iberê é hoje o mais entusiasmado defensor da continuidade da aliança em Natal para o governo, acho que o problema não deve ser tão sério.
Sobre os bacurais participando do governo Vilma, tudo anda muito nebuloso. De início, somente José Dias se colocava contra entre a bancada estadual do partido. Agora Waltinho falou contra também. Mas deve haver bastantes políticos pemedebistas defendendo esta aliança administrativa. Tudo depende da caneta da governadora. Aliás, até Henrique já apareceu como possível candidato ao governo com o apoio de Wilma. Desse jeito, haverá mais candidatos que partidos disponíveis em 2010.

P.S.: Parece que PSDB já disse não à mudança do seresteiro para o PV. Vão brigar pela vaga na Assembléia se isso acontecer. Mas o problema é que o suplente do seresteiro é do PV. E agora?

P.P.S.: Alguém começou a responder que Vilma e o PSB vão brigar pela vaga de Rogério Marinho, se ele trocar os socialistas pelos tucanos.

Nenhum comentário: