sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Assino embaixo

Se houvesse como, assinaria embaixo do texto publicado por Mineiro no Substantivo Plural:

O Jornal de Hoje NÃO é responsável pela derrota de Fátima

Declaro, formal e solenemente e para todos os fins, e meios, que se fizerem necessários que o Jornal de Hoje e o JH Primeira Edição NÃO são responsáveis pela derrota de Fátima nas eleições deste ano da graça de 2008. A quem interessar, a minha opinião sobre as razões da derrota de Fátima estão expressas em artigo que escrevi sobre o tema, que pode ser lido em www.mineiropt.com.br/blog.

Entre outras razões, os JHs de primeira, de hoje e de ontens não são responsáveis pela derrota de Fátima porque eles não têm eleitores(as). Como se sabe, têm leitores(as) como eu, que os leio sempre. E nós, leitores e leitoras dos JHs bem sabemos que um jornal não elege nem deselege ninguém. Pelo menos nos dias de hoje, a despeito de que tem gente que ache o contrário. Aliás, cada vez mais, alguns jornais cumprem cada vez menos até mesmo a função de informar.

Leitores(as) que somos dos JHs, ao tempo em que sabemos que eles NÃO são responsáveis pela derrota de Fátima, sabemos também que seu proprietário e alguns jornalistas e colunistas votaram em Micarla. E isto não tem nada de mais. Exerceram um dos mais humanos, democráticos e cívicos dos direitos: o direito às escolhas. Não devemos, por isso, chamá-los de pevistas ou demoístas ou qualquer outros istas. Assim, também, é ridículo chamar os jornalistas que votaram em Fátima de “petistas”. Confesso, até gostaria que se filiassem ao PT. E se fossem petistas, qual seria o problema? Cá pra nós, este McCarthyism papa-jerimum é de uma mediocridade sem limites.

Leitores(as) assíduos(as) dos JHs, sabemos que estes jornais NÃO foram responsáveis pela derrota de Fátima. Mas sabemos também, por óbvio e evidente, que a grandissísima maioria das manchetes desses jornais, neste período eleitoral, foram contra Fátima e a coligação União Por Natal. E também aqui não vejo nada de mais. Afinal, os JHs são mercadorias de uma empresa privada que os vendem como querem e desejam. Registre-se que o proprietário desses jornais nunca escondeu de ninguém, e isto é elogiável, que eles são instrumentos radical e plenamente comprometidos com a iniciativa privada. E nós, leitores(as), sempre soubemos disso. Eu, por exemplo, também nunca escondi que sou assumidamente comprometido com as iniciativas públicas. E o legal do mundo é isso: a diversidade e o pluralismo de idéias.

O absurdo de tudo isto é que não se conhece um só petista que tenha dado qualquer declaração afirmando que os JHs foram os responsáveis pela derrota de Fátima. Aliás, darei um prêmio para quem me mostrar uma frase de qualquer petista que tenha dito uma bobagem dessas. E o prêmio, só pra valorizar, é a assinatura dos JHs, no período de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2012. Sem direito à reeleição, digo renovação.

Se nenhum(a) petista responsabilizou os JHs pela derrota de Fátima, quem então inventou, e com quais objetivos, este factóide pós-eleitoral?

Pra mim é óbvio: alguns jornalistas/colunistas do próprio jornal criaram e alimentam esta versão, na vã tentativa de que, ao repeti-la diariamente, ela venha a se tornar verdade. E não foi apenas pelo anti-petismo assumido desses senhores e senhoras. O objetivo é outro, igualmente óbvio: querem se valorizar junto aos vencedores das eleições em Natal. E para isto eles(as) inventaram os factóides da responsabilização e do linchamento, da vitimização, para que os vitoriosos reconheçam o papel exercido por cada um(a). Como se sabe, o lado oposto da moeda da derrota é o lado da vitória.

Ora, ao divulgar a versão fantasiosa e artificial de que alguém está dizendo que os JHs são responsáveis pela derrota de Fátima eles(as) querem, na verdade, aparecerem aos olhos dos novos e velhos poderosos/vencedores das eleições como os responsáveis pela vitória.

O plano é de uma lógica simplória e cartesiana. Dizer repetidamente que estão sendo responsabilizados pela derrota de Fátima e que estão sofrendo linchamento por parte de petistas é uma forma esperta de dizer que são os responsáveis pela vitória, sem dizê-lo diretamente.

Na verdade, não se busca, com estes factóides, a disputa da opinião dos(as) leitores(as) dos JHs sobre a avaliação da cobertura do processo eleitoral. Trata-se, isso sim, da busca, repita-se, de um reconhecimento, agradecimento e valorização dos vitoriosos pelas posições e opiniões ali publicadas.

Além disso, procura-se impedir e desvirtuar um debate necessário e qualificado sobre a qualidade da mídia em nosso estado. Debate este de grande importância para a sociedade potiguar, que deve ser pautado pela reafirmação do irremovível compromisso com a defesa da liberdade de imprensa e do direito à opinião livre dos(as) leitores(as). E este debate só ocorrerá sob o signo de respeito absoluto às opiniões divergentes. A desqualificação dos interlocutores é a confissão do desejo de fuga do assunto.

Vamos, então, combinar. Reafirme-se que os JHs NÃO foram responsáveis pela derrota de Fátima na exata medida em que NÃO o foram pela vitória de Micarla.

Fernando Mineiro - petista e leitor assíduo dos JHs e de outros tantos jornais. Porque sem eles, os jornais, jamais poderia entender um pouquinho desta cidade e dos interesses de parte de seus habitantes.

Nenhum comentário: