quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O cravo e a Rosa

Acho que a chance de Carlos Eduardo de continuar no páreo para o governo em 2010 é assumir a Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania. Leonardo, que é um homem honrado e da confiança da governadora, assumiria a chefia do gabinete civil.
Era isso que eu faria se fosse Vilma e quisesse preservar a chance de Carlos Eduardo ser governador.

O certo é que Rosalba sabe que diminuem suas chances se estiver em um palanque da oposição. E Zé Agripino não se esforçará muito por sua candidatura. Está preocupado com o próprio mandato, porque, independente da configuração, a briga entre Garibaldi, Jajá e Vilma vai ser mortal pelas duas vagas no Senado.

Outro fato: se, por acaso, PT, PMDB e PSB se coligarem na chapa proporcional em 2010, o DEM corre o risco de não eleger deputados federais, porque cada partido tem um forte puxador de votos: Fátima, Henrique e Márcia. Hoje o DEM tem dois federais e, nessa configuração, no mínimo perde mais um. Sem contar com o papel importante do PR e do PMN em 2010. Se sairem coligados PR e PMN, aí é que a coisa fica feia para o Democratas. Imagine aí uma chapa capitaneada por Henrique, Fátima e Márcia. Do outro lado, Fábio Faria e João Maia. O que sobra para Felipe e Betinho? Muito pouco.
Por isso, acho que a preocupação principal do DEM não é a eleição de Rosalba. Dizem que ela sabe disso. Assim, espera a janela que deve ser aberta ano que vem para passar para o PMDB. Aí, tentaria ser governadora numa chapa governista. Talvez, até, numa chapa com Carlos Eduardo.

Um comentário:

Maria Pascale Duarte disse...

Acertou em cheio com esse comentário!
Me parece que a ida do Carlos eduardo para um secretaria é uma forma de mantê-lo atuando na política para esperar 2010 e poder se credenciar a vaga para o governo.