A diretora de jornalismo da TV-U, Vânia Marinho, confirmou que o próximo Grandes Temas será dedicado à ética jornalística, tomando por base a forma descarada e anti-ética como se comportou a imprensa natalense no processo eleitoral a favor da candidatura da borboleta sem conteúdo.
As ações anti-éticas beiraram o absurdo, como por exemplo a atuação de marketeiros da futura prefeita como colunistas em jornais da cidade. Aliás, um desses jornais distribuiu, no fim de semana da eleição, adesivos da candidata eleita aos seus leitores. Esse jornal, o Jornal de Hoje, misturou, ao longo de toda eleição, as opiniões privadas (e privatizadas) de seus profissionais com o conteúdo jornalístico. Não houve matéria alguma que não fosse favorável à borboleta e desfavorável à Fátima Bezerra. O pior de tudo é saber que seu proprietário, Marcos Aurélio de Sá, é professor de ética jornalística na UFRN.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
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